MARIA FIRMINA DOS REIS


São Luís-Brasil, 1825 - Guimarães, 1917

SEU NOME

Seu nome! em repeti-lo a planta, a erva,
A fonte, a solidão, o mar, a brisa
Meu peito se extasia!
Seu nome é meu alento, é-me deleite;
Seu nome, se o repito, é dúlia nota
De infinda melodia.
Seu nome! vejo-o escrito em letras d'ouro
No azul sideral à noite quando
Medito à beira-mar:
E sobre as mansas águas debruçada,
Melancólica, e bela eu vejo a lua,
Na praia a se mirar.

Seu nome! é minha glória, é meu porvir,
Minha esperança, e ambição é ele,
Meu sonho, meu amor!
Seu nome afina as cordas de minh'harpa,
Exalta a minha mente, e a embriaga
De poético odor.

Seu nome! embora vague esta minha alma
Em páramos desertos, - ou medite
Em bronca solidão:
Seu nome é minha idéia - em vão tentara
Roubar-mo alguém do peito - em vão - repito,
Seu nome é meu condão.

Quando baixar benéfico a meu leito,
Esse anjo de deus, pálido, e triste
Amigo derradeiro.
No seu último arcar, no extremo alento,
Há de seu nome pronunciar meus lábios,
Seu nome todo inteiro!...

SU NOMBRE

Su nombre! repetirlo en la planta , hierba ,
La fuente , la soledad , el mar, la brisa
Mi éxtasis pecho!
Su nombre es el aliento , me deleite ;
Su nombre , si la repetición es nota Dulia
De melodía sin fin .
Su nombre! Yo lo veo escrito en letras de oro
En el exterior azul en la noche cuando
Medita mar :
Y apoyado en las tranquilas aguas ,
Melancolía y bella veo la luna,
En la playa para apuntar.

Su nombre! es mi gloria , mi futuro es ,
Mi esperanza y mi ambición es él,
Mi sueño , mi amor!
Su nombre melodías de las cuerdas de minh'harpa ,
Exalta mi mente y embriaga
Olor poética .

Su nombre! aunque vaga esta mi alma
En los desiertos páramos - o meditar
En regaños soledad :
Su nombre es mi idea - tratado en vano
Robar a alguien pecho -mo - en vano - repito,
Su nombre es mi prerrogativa .

Al descargar beneficioso para mi cama ,
Este ángel de Dios , pálida y triste
Amigo Último.
En su último salario, en el aliento extrema ,
Allí su nombre de pronunciar mis labios ,
Su nombre en todo! ...

O MEU DESEJO

A um jovem poeta guimaraense
Na hora em que vibrou a mais sensível
Corda de tu'alma - a da saudade,
Deus mandou-te, poeta, um alaúde,
E disse:Canta amor na soledade.
Escuta a voz do céu, - eia, cantor,
Desfere um canto de infinito amor.

Canta os extremos duma mãe querida,
Que te idolatra, que te adora tanto!
Canta das meigas, das gentis irmãs,
O ledo riso de celeste encanto;
E ao velho pai, que tanto amor te deu,
Grato oferece-lhe o alaúde teu.

E a liberdade, - oh! poeta, - canta,
Que fora o mundo a continuar nas trevas?
Sem ela as letras não teriam vida,
menos seriam que no chão as relvas:
Toma por timbre liberdade, e glória,
Teu nome um dia viverá na história.

Canta, poeta, no alaúde teu,
Ternos suspiros da chorosa amante;
Canta teu berço de saudade infinda,
Funda lembrança de quem está distante:
Afina as cordas de gentis primores,
Dá-nos teus cantos trescalando odores.

Canta do exílio com melífluo acento,
Como Davi a recordar saudade;
Embora ao riso se misture o pranto;
Embora gemas em cruel soidade...
Canta, poeta, - teu cantar assim,
Há de ser belo enlevador enfim.

Nos teus harpejos juvenil poeta,
Canta as grandezas que se encerram em Deus,
Do sol o disco, - a merencória lua,
Mimosos astros a fulgir nos céus;
Canta o Cordeiro, que gemeu na Cruz,
Raio infinito de esplendente luz.

Canta, poeta, teu cantar singelo,
meigo, sereno com um riso d'anjos;
Canta a natura, a primavera, as flores,
Canta a mulher a semelhar arcanjos.
Que Deus envia à desolada terra,
Bálsamo santo, que em seu seio encerra.

Canta, poeta, a liberdade, - canta.
Que fora o mundo sem fanal tão grato...
Anjo baixado da celeste altura,
Que espanca as trevas deste mundo ingrato.
Oh! sim, poeta, liberdade, e glória
Toma por timbre, e viverás na história.

----------------

Eu não te ordeno, te peço,
Não é querer, é desejo;
São estes meus votos - sim.
Nem outra cousa eu almejo.
E que mais posso eu querer?
Ver-te Camões, Dante ou Milton,
Ver-te poeta - e morrer.

MI DESEO

A un joven poeta guimaraense
En el momento en que vibraba el más sensible
Cuerda tu'alma - que de nostalgia ,
Dios te ha enviado , un poeta , un laúd,
Y él dijo : Cantar amor en soledad.
Escucha la voz del cielo - eia , cantante,
Ofrece un rincón de amor infinito.

Canta los extremos de una querida madre ,
Eso te idolatra , que te ama tanto!
Canta de Meigas , de hermanas suaves ,
La risa Ledo encanto celestial ;
Y el anciano padre , que le dio tanto amor,
Grateful ofrece las tuyas laúd .

Y la libertad , - ¡oh! poeta - canto,
¿Cuál era el mundo para continuar en la oscuridad ?
Sin ella la vida no tendría las letras ,
ser inferior a la hierba en el suelo :
Tome una libertad timbre y gloria
Un día, su nombre vivirá en la historia.

Canta , poeta , en tu laúd,
Trajes suspiros de amante llorosa ;
Canta tu cuna deseo sin fin,
Funda recordatorio de quién está distante :
Tunes las cuerdas de bellezas suaves ,
Háganos llegar sus esquinas olores trescalando .

Canta con el acento melifluo exilio,
Al igual que David recordar nostalgia ;
Mientras que la mezcla risa luto ;
Aunque gemas en soidade cruel ...
Sing , poeta, - tu cantar bien ,
Debe ser hermoso enlevador todos modos.

Arpegios en su joven poeta ,
Canta cantidades que terminan en Dios
El disco del sol, - la luna melancólica
Mimosos fulgir astros en el cielo ;
Canta el Cordero que gemía en la Cruz,
Infinito rayo de luz brillante.

Canta, poeta, tu canto simple,
dulce, serena , con una risa d' ángeles ;
Canta la naturaleza , primavera , flores,
Canta la mujer semelhar arcángeles.
Dios envía a la tierra desolada ,
Santa Bálsamo , que contiene en su seno .

Canta , poeta ,a la libertad - canta
¿Cuál era el mundo sin faro muy agradecida ...
Ángel descargado la altura celestial ,
¿Quién mejor que la oscuridad de este mundo ingrato .
Oh ! Sí , poeta , la libertad y la gloria
Toma de timbre, y vivirás en la historia.

Comentarios